Concluídos
Título | Resumo | Coordenador / Período |
A juventude no contexto da crise do capital: processos de escolarização e políticas públicas educacionais, trabalhistas e de emprego no Brasil e na Espanha | O estudo, de tipo qualitativo, baseado em análise bibliográfica e documental, tem por objetivo identificar e analisar as relações que a juventude estabelece com os processos de escolarização na atualidade e suas expectativas de futuro e como as políticas públicas tratam estas questões. Como objetivos específicos, temos: a) Aprofundar os estudos sobre as categorias juventude, trabalho e educação, organismos multilaterais e políticas públicas; b) Reconhecer formas diversas de organização da juventude, em especial da juventude da classe trabalhadora; c) Conhecer experiências educacionais e escolares, contextualizando-as e identificando perspectivas em relação às expectativas da juventude; d) Analisar as recomendações para as políticas públicas na Espanha nas últimas duas décadas e investigar quais são as agências e organizações que influenciaram sua formulação; e) Com a realização do estabelecido no objetivo anterior, realizar estudo correlacional entre Brasil e Espanha. Como problema, a pesquisa apresenta: Quais relações a juventude estabelece com os processos de escolarização que permitem compreender as relações com as expectativas de futuro e como as políticas públicas tratam desses processos? Espera-se com o estudo contribuir para a compreensão das relações da juventude com a escolarização e na crítica e elaboração de políticas públicas. | Mauro Titton /
2016-2018 |