|
Formação de professores no Brasil : leituras a contrapelo / organização Olinda Evangelista , Allan Kenji Seki. – 1. ed. – Araraquara [SP] : Junqueira&Marin, 2017.
Nos textos que compõem este livro falamos de professor para professor e de pesquisador para pesquisador. Nosso desiderato é o de contribuir para que professores e pesquisadores acedam a um conjunto de fontes que lhes permitam compartilhar de nossas reflexões. Nelas sobreleva a crítica ao desmonte da formação do magistério nas instituições públicas, hoje, em nível superior, passadas às mãos de empresas privadas, que interessadamente se imbuem do discurso de compromisso social e da ressignificação da educação como bem comum mundial para adornar sua mercadoria: a formação dos professores. |
|
Desventuras dos professores na formação para o capital. Olinda Evangelista… [et al.]. — Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019.
Neste volume discute-se a formação do professor no Brasil após os anos de 2000. O objetivo dos autores foi o de oferecer, a docentes e estudantes dos cursos de licenciaturas e interessados, evidências acerca do gigantismo da “fábrica de professores” e do vasto mercado da certificação em nível superior no Brasil. Sob a batuta de interesses nacionais e internacionais do grande capital, instituições particulares encontraram na modalidade de Educação a Distância um campo específico de produção de lucro, largamente sustentado por bolsas públicas e privadas, com o inconsequente endividamento juvenil. Tal política, implementada pelo Estado na virada do século, teve em vista obliterar a possibilidade da emergência da consciência de classe do trabalhador, posto que o contingente principal de trabalhadores vem sendo formado via privatização da qualificação dos profissionais da escola pública. Desejam os autores que as reflexões apresentadas fecundem ações políticas a favor da construção de uma consciência política que nos leve, a todos e todas, a cerrar fileiras na defesa inconteste da escola pública brasileira. |